Informações de Cursos de Língua

Todos os nossos cursos são ministrados em parceria com Istituto Italiano di Cultura de São Paulo e credenciados com selo de qualidade do Laboratorio Itals dell’Università Ca’ Foscari di Venezia.

     

 

Estudar Italiano

Todos os anos, no mundo inteiro, meio milhão de estudantes estudam a língua italiana fora da Itália.

Por que escolhem esse idioma?

Porque o italiano é uma língua de cultura. Muitos textos de grande valor literário, humanista e científico, estão redigidos em língua italiana. Conhecer esse idioma permite também ter acesso a toda produção escrita acerca do teatro, música, ópera, cinema e televisão italiana.

Porque o italiano é uma língua de estudo. A cada ano, diversos estudantes de todo o mundo se inscrevem em escolas, universidades, "Accademie" e bibliotecas italianas.

Porque o italiano é uma língua de trabalho. Profissionais de diversas áreas necessitam entrar em contato com o setor industrial, artesanal e de serviços italianos.

E porque, falando italiano, muito mais prazerosa será a visita à Itália, às suas obras de arte e da natureza, o contato com seu povo hospitaleiro e acolhedor.

 

Por que estudar italiano no Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro?

Os estudantes escolhem o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro porque:

  1. é o parceiro oficial do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo e, por isso, oferece a garantia de parceria com o órgão oficial do governo italiano cuja finalidade é de promover e de difundir a língua e a cultura italiana;
  2. é uma escola credenciada pelo Laboratorio Itals da Universidade Ca’ Foscari de Veneza, o que atesta a qualidade da instituição e de seus cursos em conformidade com o selo Itals Qualità.
  3. seus cursos de língua italiana são articulados desde o nível básico até o nível avançado;
  4. os docentes são preferencialmente nativos, especializados no ensino da língua italiana para estrangeiros;
  5. seus cursos são estruturados com base nos níveis de competência previstos no Quadro Europeu Comum de Referência;
  6. ministra também aulas particulares, cursos para empresas, cursos de conversação e cursos de cultura italiana em áreas especificas;
  7. possui uma vasta biblioteca e videoteca de acesso gratuito para todos os alunos;
  8. disponibiliza bolsas de estudo ou facilitações para cursos do próprio Instituto;
  9. disponibiliza bolsas de estudo para cursos de língua italiana na Itália;
  10. organiza eventos culturais abertos aos estudantes do curso;
  11. tradicionalmente, durante a festa de final de ano, sorteia dentre os alunos uma passagem aérea de ida e volta para a Itália.

Inscrições on-line

Visite a página de inscrição

 

A secretaria dos cursos

A secretaria fica no piso térreo do ICIB, na Rua Frei Caneca, 1071.
As secretárias são a Sra. Vivian e a Sra. Daniela.
Tel.: (+ 55 11) 3285.6933
Fax: (+ 55 11) 3287.0516
E-mail: cursos@icib.org.br

 

Horário de abertura 

De segunda a sexta-feira, das 8hs30 às 20hs.
Sábado das 9hs às 12hs (aberto somente quando tiver aulas)

 

Período de Inscrição

Informar-se na secretaria dos cursos (ou acessar Calendário e ver as datas na tabela do curso de seu interesse).

 

Pré-requisitos 

Com exceção do nível E1, pode-se ingressar em todos os outros níveis através da aprovação no exame final do nível precedente.

Para os estudantes que possuírem conhecimento prévio do idioma, adquirido em outra escola, aplica-se uma prova de ingresso para a identificação do nível.

 

Mensalidades

Verifique o valor do módulo/nível e os descontos previstos na página do curso de seu interesse, em calendário

 

Descontos

Os descontos oferecidos são de dois tipos: 

- os descontos para inscrições antecipadas (acessar Calendário e ver as informações na tabela do curso de seu interesse).

- os descontos especiais (não cumulativos com outros descontos), oferecidos aos partecipantes da Parcerias.

 

Reembolsos 

O ICIB efetua reembolso do valor integral da inscrição somente se a classe não for ativada por insuficiência de inscritos.

Em todos os outros casos, o valor da inscrição será reembolsado somente com base nas modalidades expressas no contrato que o aluno assina para efetuar a inscrição no curso.

 

Contrato de adesão

Para visualizar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, clique aqui.

 

FAQ - Perguntas Frequentes

Qual a diferença entre o curso intensivo e o curso regular?

A diferença é o tempo no qual se conclui cada estágio do curso.
Na modalidade de curso intensivo, cada estágio dura cerca de 2 meses, sendo que são realizadas 6horas/aula por semana (3 aulas de 2hs cada uma).
Na modalidade de curso regular, cada estágio dura cerca de 4 meses, sendo que são realizadas 3horas/aula por semana (2 aulas de 1h30 cada uma, ou 1 aula de 3hs).

Em quantos módulos é dividido o curso?

O curso é dividido nos módulos Básico, Intermediário, Avançado e Superior. O curso Básico consiste em 3 estágios, o Intermediário em 4 estágios, o Avançado em 4 estágios e o Superior em 3 estágios.

Qual a carga horária de cada estágio do curso?

Na modalidade de curso regular, cada estágio tem 45hs/aula. Na modalidade de curso intensivo, cada estágio tem 44hs/aula.

Quanto tempo é necessário para concluir o curso?

A duração do curso dependerá do tipo de modalidade escolhida, intensivo ou regular.
Na opção pelo curso intensivo, cada estágio durará cerca de 2 meses (as aulas iniciam nos seguintes meses: janeiro, março, maio, agosto e outubro). Desta forma, a conclusão do módulo básico, por exemplo, se dará em 6 meses.
Na opção pelo curso regular, cada estágio durará cerca de 4 meses (as aulas iniciam ou em março ou em agosto). Desta forma, a conclusão do módulo básico, por exemplo, se dará em cerca de 1 ano e meio.

Qual a média de idade dos alunos?

Os cursos são direcionados para o público adulto, sendo que a idade mínima sugerida é 17 anos.

O aluno pode ser reprovado por falta?

O aluno não é reprovado por falta. No entanto, a presença e a participação nas aulas fará parte da avaliação do professor.

Os professores recebem cursos de atualização?

Sim, nossos professores realizam periodicamente cursos de atualização e aperfeiçoamento em didática do ensino da língua italiana promovidos por universidades italianas.

Qual o número mínimo e o máximo de alunos por turma?

São no mínimo 8 alunos e no máximo 18 alunos por turma.

Qual o procedimento para realizar a matrícula no curso?

Para realizar a matrícula é necessário que o aluno, ou um representante, compareça na secretaria de cursos para preenchimento e assinatura de requerimento de matricula e pagamento da primeira parcela do curso. Esse procedimento pode ser adiantado através do requerimento de matricula online, por meio da opção ‘inscrição’ do site.

Como é feito o pagamento do curso?

O curso pode ser pago à vista no ato da matrícula (em cheque ou dinheiro) ou pode ser parcelado até o último mês do curso (ou seja, quanto antes o aluno realizar a matrícula em mais vezes poderá parcelar o curso). No caso do pagamento parcelado, poderão ser emitidos boletos bancários.

Qual o material didático utilizado?

Consulte em nosso site a seção “Material didático” para obter a lista dos livros utilizados em cada nível do curso.

Qual o procedimento em caso de cancelamento do curso?

O aluno que por algum motivo não puder mais freqüentar as aulas deverá comunicar imediatamente a secretaria de cursos por escrito. A partir deste momento, a secretaria irá proceder com o cálculo da rescisão conforme o contrato de adesão.

A escola oferece aulas particulares?

Sim. As aulas particulares podem ser realizadas nas dependências do instituto ou em local indicado pelo aluno, dirigidas a um aluno ou mais de um aluno conjuntamente. Consulte a secretaria de cursos para verificação do valor da hora/aula em todos estes diferentes casos e de disponibilidade de professor.

Qual o horário de atendimento da secretaria de cursos?

A secretaria atende de segunda a sexta-feira, das 8:30hs às 20hs, e aos sábados (somente em período letivo) das 9hs às 12hs.

Metodologia

Dentre os diversos componentes que fazem parte do processo de aquisição da língua estrangeira, é especialmente importante o componente afetivo e humanístico. Em termos didáticos e metodológicos, isso significa dizer que:

  • o estudante (com o seu comportamento, motivações, fatores de personalidade, ritmo e estilo cognitivo de aprendizagem) está no centro do percurso de aprendizagem-ensino;
  • o professor é facilitador, solicitador, orientador de atividades comunicativas, e consultor linguístico;
  • o ensino é baseado em um método não transmissivo que estimula um processo interativo de construção do conhecimento, incentivando a participação ativa do estudante;
  • são ensinadas estratégias que ajudam o estudante a aprender mais eficazmente, a tornar-se mais responsável e autônomo no aprendizado;
  • é criada em classe uma atmosfera relaxante, o que abaixa o nível de ansiedade que sempre acompanha o aprendizado de um idioma por parte de estudantes adultos;
  • é constantemente estimulada a motivação do estudante, envolvendo-o em atividades comunicativas que o estimulem intelectualmente e afetivamente;
  • é utilizada uma didática variada e integrada, ou seja, uma quantidade ampla de técnicas e modalidades didáticas para satisfazer os diversos estilos de aprendizagem presentes no grupo/classe.

 

Sou um bom aluno de língua estrangeira porque...

  • sou muito motivado a aprendê-la;
  • sou consciente de que a língua é antes de tudo um instrumento para a comunicação, e por isso é prioritário preocupar-me antes com os significados do que com a forma e as regras gramaticais;
  • procuro aproveitar cada oportunidade que tenho para ouvir, falar, ler e escrever na língua estrangeira, e sei que para aprender bem uma língua não posso limitar-me à aprendizagem em sala de aula;
  • uso várias fontes de informação e pesquisa (dicionários, enciclopédias, gramáticas, internet, músicas, etc.) e não me limito ao livro didático da escola;
  • procuro compreender as regras gramaticais observando o comportamento da língua que estou estudando e confrontando as minhas deduções com os textos que encontro e a comunicação desenvolvida com o professor e os colegas de sala;
  • sei que às vezes a tradução para minha língua pode ser útil, mas que não é o único meio para aprender e recordar;
  • procuro pensar diretamente na língua estrangeira;
  • sei que trabalhar com os colegas em classe auxilia na aprendizagem;
  • sei que fazer perguntas e solicitar explicações faz parte do meu papel de aluno, e eu o faço sempre que necessário, respeitando a dinâmica da aula;
  • quando devo fazer uma atividade que à primeira vista me parece difícil procuro me convencer de que sou capaz de realizá-la.

 

Níveis dos cursos

A subdivisão dos cursos oferecidos pelo ICIB demonstrada na tabela abaixo leva em consideração as exigências locais. No entanto, reflete também as exigências previstas no "Quadro Europeu Comum de Refêrencia para as Línguas" do Conselho Europeu (Common European Framework).

 

TA BELA DE REFERÊNCIA (JULHO DE 2014)

BÁSICO
Nível Duração Equivalência com o QECRL
E1    A1.1 45 A1 "CONTATTO"
E2    A1.2 45
E3    A2 45 A2 "SOPRAVVIVENZA"
Total 135
INTERMEDIÁRIO
Nível Duração Equivalência com o QECRL
M1   B1.1 45 B1 "SOGLIA"
M2   B1.2 45
M3   B2.1 45 B2 "PROGRESSO"
M4   B2.2 45
Total 180  
AVANÇADO
Nível Duração Equivalência com o QECRL
A1   C1.1 45 C1. "EFFICACIA"
A2   C1.2 45
A3   C1.3 45
A4   C1.4 45
Total 180  
SUPERIOR
Nível Duração Equivalência com o QECRL
S1   C2.1 45 C2 "PADRONANZA"
S2   C2.2 45
S3   C2.3 45
Total 135  
O curso conclui-se após 630 horas.
  • ALESSANDRO TACCORI
  • CÉLIA MOURA
  • ELEONORA BASCHERINI
  • ELISA SALANDIN
  • FEDERICO TADDEI
  • GABRIELE FRIGERIO
  • GIUSI GIANNANTONI
  • LUIGI BORGHINI
  • MAURO FINAZZI
  • NINO FRENI
  • OLIVIERO TEDESCHI
  • PIETRO CERTA
  • SILVIA BALZI
  • VALERIA DEL PELLEGRINO

Além de vários materiais impressos e audiovisuais, nos cursos de língua são usados os seguintes livros:

Material didático

 

Cursos
E1/E2/E3

Ficha Técnica
Rosella Bozzone Costa, Chiara Ghezzi, Monica Piantoni – CONTATTO 1 - LIVELLO PRINCIPIANTE – ELEMENTARE (A1-A2), 2005, Loescher Editore.

Observação sobre livro digital

Se quiser baixar em pdf o manual de instruções para acessar seu livro digital, clique aqui.

 

Cursos
M1/M2

Ficha Técnica
Rosella Bozzone Costa, Chiara Ghezzi, Monica Piantoni – Nuovo Contatto B1 - LIVELLO INTERMEDIO (B1), 2015, Loescher Editore.

 

Cursos
M3/M4

Ficha Técnica
Rosella Bozzone Costa, Chiara Ghezzi, Monica Piantoni – CONTATTO 2B - LIVELLO INTERMEDIO (B2), 2009, Loescher Editore.

 

Cursos
A1/A2/A3/A4

Ficha Técnica
Rosella Bozzone Costa, Monica Piantoni, Elena Scaramelli, Chiara Ghezzi – NUOVO CONTATTO C1 - 2013, Loescher Editore.

 

Cursos
S1/S2/S3

Ficha Técnica
Antonella Filippone, Sandra Radicchi – CACCIA AI TESORI – CORSO DI LINGUA E CIVILTÀ ITALIANA PER STRANIERI - 2011, Loescher Editore.

Se você já tem conhecimento da língua italiana, mas ainda não é aluno do ICIB, deve realizar um TESTE DE ADMISSÃO para poder se inscrever em um nível que não o destinado para iniciantes (A1.1 Elementar 1).

Para visualizar o elenco completo de todos os níveis do curso de italiano, clique aqui.

Abaixo, disponibilizamos os TESTES DE ADMISSÃO em formato pdf.

Faça o download do teste, responda-o e encaminhe-o para Secretaria de Cursos pelo menos cinco dias antes do dia no qual pretenda fazer sua matrícula. O teste pode ser entregue pessoalmente, ou enviado para o e-mail cursos@icib.org.br, ou ainda transmitido através de fax para (11) 3287-0516.

Caso tenha dúvida sobre o seu provável nível, poderá realizar mais de um teste. 

Assim que o seu teste de admissão for corrigido por um de nossos professores, a Secretaria de Cursos entrará em contato para informar em qual nível poderá se matricular.

Exames

Testes de verificação e controle durante o curso.

Avaliação final nas últimas aulas do curso, que consiste em uma prova escrita e outra oral. Considera-se aprovado no exame final o aluno que atingir a pontuação mínima de 6/10. Com a pontuação entre 5/10 e 5,9/10 será aplicado um exame substitutivo a fim de obter aprovação para o curso sucessivo.

 

Atestados

Ao final do nível Superiore 3 – "Padronanza" o aluno recebe o certificado do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro.

Sob solicitação, ao final de cada curso entrega-se um atestado de frequência com indicação da média final.

Certificação do Italiano como Língua Estrangeira

As Certificações de Italiano são títulos que declaram o grau de competência comunicativa em italiano, como língua estrangeira. Os destinatários são todos os cidadãos estrangeiros, os cidadãos italianos residentes no exterior (descendentes de emigrantes italianos) e os imigrados estrangeiros na Itália.

Para fazer as provas não é necessário possuir títulos de estudo específicos.

Para a aplicação das provas no exterior há as seguintes instituições:

 

Correspondência das certificações com o Quadro Comum Europeu de Referência 

Níveis QCER Università per Stranieri di Perugia Università per Stranieri di Siena Università degli Studi Roma Tre Dante Alighieri
Nível A1
Contatto
CELI 1 CILS A1   PLIDA A1
Nível A2
Sopravvivenza
CELI 1 CILS A2   PLIDA A1
Nível B1
Soglia
CELI 2 CILS 1 - B1 ele.it PLIDA B1
Nível B2
Progresso
CELI 3 CILS 2 - B2   PLIDA B2
Nível C1
Efficacia
CELI 4 CILS 3 - C1   PLIDA C1
Nível C2
Padronanza
CELI 5 CILS 4 - C2 IT PLIDA C2

 

Certificação para Professores de Italiano LS

O Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro e o Centro di Ricerca e di Servizio DITALS da Università per Stranieri di Siena assinaram um convênio para a realização, na sede do ICIB em São Paulo, dos exames DITALS (Certificazione di Competenza in Didattica dell’Italiano a Stranieri). Serão oferecidas as certificações DITALS de 1º e de 2ª nível.

Para informações detalhadas sobre o exame DITALS: http://ditals.unistrasi.it/

 

Certificação de italiano como língua estrangeira CILS

O Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro e a Università per Stranieri di Siena assinaram um convênio para a realização, na sede do ICIB em São Paulo, dos exames de certificação CILS (Certificazione di Italiano come Lingua Straniera). Serão oferecidos todos os níveis de competência previstos pela Università per Stranieri di Siena.

Para informações detalhadas sobre o exame CILS: http://cils.unistrasi.it/